Política

Por Leonna Pinto

Dias atrás fui questionada sobre política e porque eu achava interessante e importante que pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ participassem ativamente da política, para responder ao que me foi questionado, acho importante trazer aqui um conceito sobre política, de um velho e muito conhecido filósofo: Aristóteles, que definia política como a ciência que tem por objetivo a felicidade humana. Ainda segundo o filósofo, a política divide-se em ética, quando preocupada com a felicidade individual dos indivíduos da sociedade, e na política propriamente dita, quando preocupada com a felicidade coletiva.

             Enquanto uma pessoa trans, e pertencente ao movimento e a comunidade LGBTQIAPN+, indo ao encontro do que Aristóteles definia, acredito muito que o que a nossa comunidade mais quer é essa felicidade humana, queremos muito viver felizes, individual e coletivamente, mas como poderemos viver essa tal felicidade quando nos são negados direitos? Quando as nossas vozes não são ouvidas, quando nossa existência é inviabilizada?

             Então respondendo ao que me foi perguntado, acho super interessante e importante que as pessoas LGBTQIAPN+ cada vez ocupam mais espaços, seja para construir a felicidade individual ou coletiva, seja profissionalmente ou socialmente e isso incluiu a participação política. Precisamos eleger representantes que sejam da nossa comunidade, precisamos eleger pessoas que lutem pelas nossas causas, que lutem pelos nossos direitos, que falem, defendam e representem nossa(s) existência(s). Mais do que participar da política partidária, precisamos fazer com que a nossa voz seja ouvida, que a nossa existência seja viabilizada e precisamos fazer com o que o mundo perceba que, no final das contas, o que mais queremos é ser feliz.

 

Veja mais materias